Pular para o conteúdo principal

LITERATURA / Até quando ? O vai e vem

     Olá meus amores !

   Hoje vou trazer para vocês um pouco sobre o livro que tive a oportunidade de lê, da autora CHRISTIANE DE MURVILLE, com a editora CHIADO BOOKS.



      Irei da início com a sinopse porque lá já está bem explicado todo o decorrer da obra, e o medo de dá spoiler é imenso. Então após a sinopse vou da minha opinião e deixarei a biografia dela.

SINOPSE:
   Quantas vezes repetimos situações já experimentados, voltamos a visitar locais bem conhecidos, descobrimos parentes novos ou cruzamos com gente que não lembramos ao certo quando e onde já encontramos?

      Quem nunca caiu em esquema de pensamentos repetitivos ou em algum registro emocional capaz de aprisionar em alguma realidade particular ?

    Este romance ficcional conta aventura de João e de sua família, quando passam exaustivamente por inúmeras dessas situações em suas experiências na terra, vivendo ora momentos de grande alegria e prazer, ora de extremo sofrimento e decepção, visitando tanto cenários infernais como paradisíacos.

    Até quando continuarão eles reeditando inúmeras experiências já vividas, repetindo comportamentos eventualmente pouco saudáveis, retornando a lugares já bem conhecidos e oscilando de humor? Em seu íntimo, cada qual quer provar o seu valor, mostrar a todos e convencer assim mesmo de que é uma pessoa honrada e virtuosa.

      Portanto, precisa projetar novos episódios em sua vida e reeditar outros já vividos, até conseguir sentir-se satisfeito consigo mesmo, com o coração tranquilo e a consciência apaziguada, tendo realizado seu potencial de vida na terra 

      No entanto, estariam João e sua família presos em projeções pessoais ? Como fazer, então, para encontrarem a liberdade, para se livrarem de padrões repetitivos, formatações e condicionamentos diversos criados por eles mesmo e o coletivo no qual todos estão mergulhados ?

OPINIÃO:
     Como vocês puderam lê, a sinopse é bem intensa, e quando eu recebi a obra fiquei super curioso para começar logo a leitura, que de início foi meio lenta, pelo fato da obra trazer uma bagagem de conteúdo novo para mim, mais não demorou muito me familiarizei.

     A autora consegue com suas palavras ser guia de nossa mente, entrando no mundo de João, no reino animal, mineral, vegetal até mesmo nos reinos antigos. 

       E em cada capítulo que finaliza nos deparamos com ilustrações da própria autora, como essa abaixo do capítulo 12.


    A reflexão, que é a mais maravilhosa de toda, nos mostra a importância da convivência harmônica em nosso lar, em nossa sociedade, e que cada vez que erramos temos novas chances que serve como experiência, aquela frase : NÃO SE PODE VOLTAR E FAZER UM NOVO COMEÇO. É valida, porém efêmera, porque temos a oportunidade de um novo recomeço para acertar os erros para com nós mesmo.

      Vou sempre ficar relendo esse livro, e ele é o primeiro volume, estou muito ansioso para lê os seguintes. Espero que vocês tenham sentido a intensidade dessa obra.


BIOGRAFIA: 
      Graduada, mestre e doutora em psicologia clínica pela universidade de São Paulo, com especialização em psicodrama e orientação profissional.

    Christine Isabelle Couve de Murville dedicou a sua carreira ao atendimento psicológico individual e grupal de crianças, jovens e adultos, oferecendo oficinas de teatro espontâneo em contextos variados.

     É também bacharel em ciência da computação pela USP e integra o grupo de estudos Kallipolis sobre níveis de realidade.

     Morou sempre no Brasil, apesar da dupla nacionalidade, brasileira e francesa. Publicou a trilogia "A caverna cristalina" e a novela " A vida como ela é", no Brasil e na França, além de livros e artigos acadêmicos. Tem experiência artísticas em escultura, desenho, pintura e cerâmica e faz as ilustrações de seus livros.
www.cavernacristalina.com.br

Comentários

  1. Muito obrigada pela leitura e resenha. Estou feliz que tenha apreciado a história do João e da família dele. Gratidão imensa pela sua companhia em minha aventura pelo mundo da literatura. Beijo e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que sou grato pela satisfação e oportunidade de mergulhar nessa obra fantástica... Sucesso sempre!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Livro ANSIEDADE 2

[ RESENHA ] Autocontrole, um ato que não é adquirido por pessoas com a síndrome do pensamento acelerado, gerando muitos sintomas de perdas morais. No segundo volume do livro ansiedade nosso ilustre Augusto Cury, mergulha completamente na mente humana, mostrando sem pena todos os processos, que cada mente seja ela rica ou pobre em dinheiro apresenta. Vem trazendo e fazendo o leitor entender que toda escolha resultará em perdas, e com isso deve pensar antes de agir de forma consciente e não automaticamente como 99% do ser humano faz. Gerenciando o seu EU. Dá resultados de como deve proceder, fazendo tudo de forma calma, e gerenciando cada ato e escolha. Também dá exemplos de filósofos iluministas que tiveram que passar por tribulações antes de obter o sucesso da ciência, fazendo a gente sair do circuito de pensamento fechado, e ver que a realidade é: Devemos da atenção ao resultado que queremos adquirir, n...

LIVRO NADA FICA SEM RESPOSTA

[RESENHA]   Em equilíbrio financeiro sempre presente em sua vida, Márcia uma jovem mulher executiva, sempre quer a maior posição hierárquica.    Para conseguir oque quer ela não abre mão de nenhum meio, sendo perigoso ou não, sendo capaz de mandar exterminar se for possível, para que seu caminho fique livre de barreiras e conseguir oque quer. "A VIDA NOS COBRA TOMAR DECISÕES CONSTANTEMENTE. CADA ESCOLHA DETERMINA UM FATO NO FUTURO. CADA FATO, UMA VIVÊNCIA INADIÁVEL. CADA EXPERIÊNCIA, UMA MUDANÇA IMPOSTA. ESCOLHER É FÁCIL QUANDO NOSSOS SENTIMENTOS E ILUSÕES NÃO ESTÃO ENVOLVIDOS."     Ela leva um grande rancor de sua mãe, uma magoa que mora em seu coração, que faz ter mais fúria e consequentemente lutar para subir mais um degrau de rindade.      Em meio a seu desespero, a mulher cheia de pensamentos atribulados, acaba procurando meios espirituais, sem pensar em consequências que viram.     Tudo começa a sair de seu co...

LIVRO ERROS DE REBECA 1°

[RESENHA]    V iver o presente  intensamente, porque não sabemos oque nos espera amanhã, é o grande lema que se encaixa perfeitamente na personalidade da personagem abordada.   Rebeca, jovem mulher e personalidade forte, agindo de forma instintiva sem parar para pensar muito em seus atos.     Diante da situação onde a empresa que trabalha esta falindo e a casa onde mora alugada esta sendo pedida pelo dono.     Ela se encontra confortável sem muito estresse, quando uma grande ligação é recebida por ela.     Um dito tio, veio a óbito e a única familiar que foi encontrada foi a jovem, uma herança é botada  em jogo, porém ela não lembra de ter familiar, pois sua mãe assim como seu pai já não mais se encontravam existentes para Rebeca.    Começa os erros de receba, vai para a mansão do tio à espera da leitura do testamento, encontra a governanta junto de seus dois filhos, rebeca se sentiu satisfeita. ...