Pular para o conteúdo principal

LITERATURA / Até quando ? O vai e vem

     Olá meus amores !

   Hoje vou trazer para vocês um pouco sobre o livro que tive a oportunidade de lê, da autora CHRISTIANE DE MURVILLE, com a editora CHIADO BOOKS.



      Irei da início com a sinopse porque lá já está bem explicado todo o decorrer da obra, e o medo de dá spoiler é imenso. Então após a sinopse vou da minha opinião e deixarei a biografia dela.

SINOPSE:
   Quantas vezes repetimos situações já experimentados, voltamos a visitar locais bem conhecidos, descobrimos parentes novos ou cruzamos com gente que não lembramos ao certo quando e onde já encontramos?

      Quem nunca caiu em esquema de pensamentos repetitivos ou em algum registro emocional capaz de aprisionar em alguma realidade particular ?

    Este romance ficcional conta aventura de João e de sua família, quando passam exaustivamente por inúmeras dessas situações em suas experiências na terra, vivendo ora momentos de grande alegria e prazer, ora de extremo sofrimento e decepção, visitando tanto cenários infernais como paradisíacos.

    Até quando continuarão eles reeditando inúmeras experiências já vividas, repetindo comportamentos eventualmente pouco saudáveis, retornando a lugares já bem conhecidos e oscilando de humor? Em seu íntimo, cada qual quer provar o seu valor, mostrar a todos e convencer assim mesmo de que é uma pessoa honrada e virtuosa.

      Portanto, precisa projetar novos episódios em sua vida e reeditar outros já vividos, até conseguir sentir-se satisfeito consigo mesmo, com o coração tranquilo e a consciência apaziguada, tendo realizado seu potencial de vida na terra 

      No entanto, estariam João e sua família presos em projeções pessoais ? Como fazer, então, para encontrarem a liberdade, para se livrarem de padrões repetitivos, formatações e condicionamentos diversos criados por eles mesmo e o coletivo no qual todos estão mergulhados ?

OPINIÃO:
     Como vocês puderam lê, a sinopse é bem intensa, e quando eu recebi a obra fiquei super curioso para começar logo a leitura, que de início foi meio lenta, pelo fato da obra trazer uma bagagem de conteúdo novo para mim, mais não demorou muito me familiarizei.

     A autora consegue com suas palavras ser guia de nossa mente, entrando no mundo de João, no reino animal, mineral, vegetal até mesmo nos reinos antigos. 

       E em cada capítulo que finaliza nos deparamos com ilustrações da própria autora, como essa abaixo do capítulo 12.


    A reflexão, que é a mais maravilhosa de toda, nos mostra a importância da convivência harmônica em nosso lar, em nossa sociedade, e que cada vez que erramos temos novas chances que serve como experiência, aquela frase : NÃO SE PODE VOLTAR E FAZER UM NOVO COMEÇO. É valida, porém efêmera, porque temos a oportunidade de um novo recomeço para acertar os erros para com nós mesmo.

      Vou sempre ficar relendo esse livro, e ele é o primeiro volume, estou muito ansioso para lê os seguintes. Espero que vocês tenham sentido a intensidade dessa obra.


BIOGRAFIA: 
      Graduada, mestre e doutora em psicologia clínica pela universidade de São Paulo, com especialização em psicodrama e orientação profissional.

    Christine Isabelle Couve de Murville dedicou a sua carreira ao atendimento psicológico individual e grupal de crianças, jovens e adultos, oferecendo oficinas de teatro espontâneo em contextos variados.

     É também bacharel em ciência da computação pela USP e integra o grupo de estudos Kallipolis sobre níveis de realidade.

     Morou sempre no Brasil, apesar da dupla nacionalidade, brasileira e francesa. Publicou a trilogia "A caverna cristalina" e a novela " A vida como ela é", no Brasil e na França, além de livros e artigos acadêmicos. Tem experiência artísticas em escultura, desenho, pintura e cerâmica e faz as ilustrações de seus livros.
www.cavernacristalina.com.br

Comentários

  1. Muito obrigada pela leitura e resenha. Estou feliz que tenha apreciado a história do João e da família dele. Gratidão imensa pela sua companhia em minha aventura pelo mundo da literatura. Beijo e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que sou grato pela satisfação e oportunidade de mergulhar nessa obra fantástica... Sucesso sempre!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Caixa de Pássaros / Livro x Filme

     Olá meus amores !      Sabemos que o mais interessante é, lê antes de assistir o filme. Mais como eu estava super curioso e não tinha o livro disponível, acabei assistindo primeiro.       E algumas pessoas comentaram referente à esse meu ato. Hoje venho aqui, comentar um pouco sobre a diferença que eu achei entre o filme e o livro. Percebi com mais detalhe na leitura que demorou, cinco meses para a dita "praga" chegar no bairro de Malorie. As mortes, principalmente da irmã, não se passa em público, é um ato suicida oculto, ou seja, sem aquele caos quem acontece no filme. Malorie vai só, de carro ate a casa que encontrou o endereço de albergue no jornal. Existe um cachorro na casa que acaba ajudando a direcionar eles em alguns casos. Os amigos sai para procurar maia cochorros, para auxiliar na locomoção e acabam encontrando a gaiola de pássaros. Malorie diferente do filme, não usa seus sentidos, mais sim os das crianças. Mantendo a direção do barco

Assassinato no expresso do oriente

     Olá meus amores ! Hoje vamos falar um pouco sobre uma obra clássica, que de início eu juro que nunca me chamou atenção pelo nome da autora nem pelos títulos. Até que uma parceria é fechada e o autor é um "discípulo" da autora Agatha Christie. A obra me cativa extremamente e em sua biografia é mencionado a paixão pela narrativa e escrita da romancista. Logo me vem a curiosidade de conhecer as obras dela, porém, esperei o momento certo. Até que fui presenteado com um box e tive o primeiro contato que foi com essa bela obra. De início me foi estranho, só não sei explicar o porquê, mais em minutos curtos já havia acabado e estava de boca entreaberta com a sinapses a mil. Extremamente calculista posso dizer. Só me deixou um pouco decepcionado porque na metade do livro descobri quem era o Bendito assassino, e não foi uma surpresa quando mostrado no final. Mais venhamos e convenhamos, uma base de escrita como a de Christie é encantadora e cativante. Sem muit

LITERATURA /O Guerreiro do caminho vermelho e os animais de poder

     Olá meus amores!        Entre aventuras e conhecimentos, adentramos no universo do autor, que consegue conduzir durante toda história através de breves palavras. Entrando na filosofia xamânica, mostrando detalhes que estimulá a mente  todo o momento.         Quem diria, que um garoto de 14 anos que entre a escola, viagens de fim de semana e férias acabaria descobrindo que tem uma importante missão, para que possivelmente fosse realmente  restaurado o equilíbrio energético do planeta.      Pois é, ao ser chamado por seu amigo para participar de um revolucionário jogo " Primordial Power". Axl passa suas horas de lazer imerso nesse mundo virtual          Em uma viagem com seu amigo e a mãe, para o Havaí, tem contato com um ancião Kahuna ( Avô de seu amigo), sem saber. Começa a ser estimulado para a sua missão, mais o jovem de imediato temeu.           Desde novo algo sempre le machucou muito por dentro, a falta de sua mãe, sempre se indagava de o